QuarenCENAS: RETRATOS DO ISOLAMENTO SOCIAL
QuarenCENAS: retratos
do isolamento social
A partir do
estabelecimento do isolamento social devido pandemia da COVID-19, os
profissionais do Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (COMEC) -
responsável pela execução das medidas socioeducativas em meio aberto de
prestação de serviço à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA) - iniciaram
novas estratégias de intervenções para o acompanhamento de adolescentes, jovens
e suas famílias. Durante o acompanhamento nas medidas socioeducativas de
prestação de serviços à comunidade e de liberdade assistida, no contexto
pandêmico, as ações tiveram objetivo de diminuir os impactos da restrição do
convívio social, favorecer o fortalecimento dos vínculos entre o público
atendido e a instituição e auxiliar nas orientações de prevenção e cuidados em
saúde. A partir destes objetivos principais, somado as experiências na execução
de projetos específicos para juventudes, a equipe do COMEC criou o projeto QuarenCENAS:
retrato do isolamento social, desenvolvido de abril e junho de 2020.
Os/As adolescentes,
jovens e suas famílias foram convidados e motivados a registrarem a
“quarentena” através do uso da fotografia, utilizando o celular pessoal como
ferramenta para captação de cenas cotidianas que representavam suas
experiências, e, posteriormente, foram utilizadas como disparadores para
ampliação do diálogo, expressão da subjetividade e representação da leitura de
mundo.
Imagem
do convite para participação dos adolescentes, jovens e familiares no projeto,
parte do acervo fotográfico do COMEC.
Descrição da imagem: cartaz com fundo branco, com título nas cores
verde, preta e cinza escrito “Quarencenas: Um retrato do Isolamento Social”,
seguido da fotografia de uma mão abrindo uma brecha numa cortina para olhar
para fora. Os dizeres seguintes são: “Tire fotos da sua quarentena. Na sua casa
ou na sua quebrada, uma imagem que mostre como está sendo esse isolamento para
você. Depois vamos conversar sobre suas obras! Envie a foto com título para o
WhatsApp do COMEC. Ela pode fazer parte da nossa exposição”. E por último o
logo do Centro de orientação ao Adolescente de Campinas em tons de verde, preto
e branco, por meio da representação de um símbolo que parece uma pessoa de
braços abertos.
A fotografia emerge como outra possibilidade de
atendimento, ampliando conteúdos subjetivos a serem transformados em
narrativas. Ao contar uma história, “o texto verbal e visual são polissêmicos e
complementares” (Miriam Lifchitz Moreira LEITE, 1998,
p.43) [...] “A imagem possibilita múltiplas leituras, portanto, múltiplos
sentidos e revela por meio da expressão (significante), um conteúdo (significado)
” (Tâmara Harimi Yamagute ROSA, 2018, p.20).
Aproximar-se da realidade do adolescente por meio
da imagem escolhida por ele, possibilita a compreensão de outras experiências
por ele vividas para além do ato infracional, permitindo mostrar um olhar
sensível para o mundo, para o seu bairro, para a sua casa, expressando subjetividades,
preocupação com o cuidado com a saúde. Imagens como dos portões das casas
fechados, retratos de família, vídeo game e a vista da “quebrada” no interior
das residências, revelaram que essa população tem mostrado
pelas fotografias, a vida dentro de casa. Ao refletirmos sobre a
fotografia, devemos levar em consideração a relação entre a imagem e seu
retratista. Para Silvana Boone (2007, p. 14) o fotógrafo “tem nas mãos o
instrumento necessário para obter não apenas uma foto que guarde um instante da
história, mas uma imagem que contenha em si uma história própria”.
O projeto
proporcionou interação entre os adolescentes, jovens e suas famílias com a
equipe de referência sobre o momento mais restritivo do isolamento social e
permitiu um olhar reflexivo através da arte para um momento novo e ao mesmo
tempo muito difícil. Durante o processo, foram discutidas, nos atendimentos, questões
como: angústias, medo da morte, conflitos familiares, perda de rendimentos e
dificuldades de subsistência alimentar.
Conheça mais sobre o desenvolvimento deste projeto
no resumo apresentado na publicação da Cartilha: Capacitação sobre o Trabalho
da Proteção Social Especial de Média Complexidade de Campinas, no capítulo
relato de experiências, nas páginas 39 a 42, através do Link: https://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/assistencia-social-seguranca-alimentar/capacitacaomediacomplfever2021.pdf
Bibliografias:
BOONE,
Silvana. Fotografia, memória e tecnologia. Conexão: Comunicação e Cultura,
Caxias do Sul, v.6, n.12, p. 13-19, jul. 2007. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/160/151>. Acessos em 03 jun. 2020.
LEITE, Míriam Lifchitz Moreira. Texto visual e texto verbal".
Feldman-Bianco, B. e Leite, M. (orgs). Desafios da imagem: fotografia,
iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus; 1998.
YAMAGUTE
ROSA, Tâmara Harumi. Juventudes e trajetórias de jovens populares urbanos:
autonomia, oportunidades sociais e acesso a direitos. Dissertação de Mestrado.
Universidade de São Paulo - São Paulo, 2018.
Texto escrito por:
Adilaine Juliana Scarano Vedovello,
terapeuta ocupacional e coordenadora técnica PSC (COMEC)
Larissa Mazzotti Santamaria,
terapeuta ocupacional e coordenadora geral (COMEC)
Colaboração:
Sharlene Silva Magalhães, pedagoga
e orientadora de medida socioeducativa LA (COMEC)
Vanessa Santos Ap. dos Santos
Uchôa, psicóloga e orientadora de medida socioeducativa PSC (COMEC)
Tâmara H. Yamagute Rosa, terapeuta
ocupacional e orientadora de medida socioeducativa PSC (COMEC)
Fantástica a criatividade da equipe em enfrentar dificuldades e vencer desafios.
ResponderExcluirElena, que possa ser inspiração para outras equipes! Um abraço!
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