QuarenCENAS: RETRATOS DO ISOLAMENTO SOCIAL

 

Descrição da imagem: fundo cor laranja com imagens de tinta derramadas em verde e laranja. Na parte superior esquerda contém a imagem de uma máquina fotográfica  e na parte inferior direita a imagem de um celular, ambas na cor preta. No centro, a imagem de uma fotografia tipo polaroide impressa na cor branca, com fundo em tons de cinza com o escrito Projeto QuarenCENAS, retratos do isolamento social.#PraTodosVerem

QuarenCENAS: retratos do isolamento social

 

A partir do estabelecimento do isolamento social devido pandemia da COVID-19, os profissionais do Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (COMEC) - responsável pela execução das medidas socioeducativas em meio aberto de prestação de serviço à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA) - iniciaram novas estratégias de intervenções para o acompanhamento de adolescentes, jovens e suas famílias. Durante o acompanhamento nas medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade e de liberdade assistida, no contexto pandêmico, as ações tiveram objetivo de diminuir os impactos da restrição do convívio social, favorecer o fortalecimento dos vínculos entre o público atendido e a instituição e auxiliar nas orientações de prevenção e cuidados em saúde. A partir destes objetivos principais, somado as experiências na execução de projetos específicos para juventudes, a equipe do COMEC criou o projeto QuarenCENAS: retrato do isolamento social, desenvolvido de abril e junho de 2020.

Os/As adolescentes, jovens e suas famílias foram convidados e motivados a registrarem a “quarentena” através do uso da fotografia, utilizando o celular pessoal como ferramenta para captação de cenas cotidianas que representavam suas experiências, e, posteriormente, foram utilizadas como disparadores para ampliação do diálogo, expressão da subjetividade e representação da leitura de mundo.


Imagem do convite para participação dos adolescentes, jovens e familiares no projeto, parte do acervo fotográfico do COMEC.  Descrição da imagem: cartaz com fundo branco, com título nas cores verde, preta e cinza escrito “Quarencenas: Um retrato do Isolamento Social”, seguido da fotografia de uma mão abrindo uma brecha numa cortina para olhar para fora. Os dizeres seguintes são: “Tire fotos da sua quarentena. Na sua casa ou na sua quebrada, uma imagem que mostre como está sendo esse isolamento para você. Depois vamos conversar sobre suas obras! Envie a foto com título para o WhatsApp do COMEC. Ela pode fazer parte da nossa exposição”. E por último o logo do Centro de orientação ao Adolescente de Campinas em tons de verde, preto e branco, por meio da representação de um símbolo que parece uma pessoa de braços abertos.

 

A fotografia emerge como outra possibilidade de atendimento, ampliando conteúdos subjetivos a serem transformados em narrativas. Ao contar uma história, “o texto verbal e visual são polissêmicos e complementares” (Miriam Lifchitz Moreira LEITE, 1998, p.43) [...] “A imagem possibilita múltiplas leituras, portanto, múltiplos sentidos e revela por meio da expressão (significante), um conteúdo (significado) ” (Tâmara Harimi Yamagute ROSA, 2018, p.20).

 

Aproximar-se da realidade do adolescente por meio da imagem escolhida por ele, possibilita a compreensão de outras experiências por ele vividas para além do ato infracional, permitindo mostrar um olhar sensível para o mundo, para o seu bairro, para a sua casa, expressando subjetividades, preocupação com o cuidado com a saúde. Imagens como dos portões das casas fechados, retratos de família, vídeo game e a vista da “quebrada” no interior das residências, revelaram que essa população  tem mostrado pelas fotografias, a vida dentro de casa. Ao refletirmos sobre a fotografia, devemos levar em consideração a relação entre a imagem e seu retratista. Para Silvana Boone (2007, p. 14) o fotógrafo “tem nas mãos o instrumento necessário para obter não apenas uma foto que guarde um instante da história, mas uma imagem que contenha em si uma história própria”.

 

O projeto proporcionou interação entre os adolescentes, jovens e suas famílias com a equipe de referência sobre o momento mais restritivo do isolamento social e permitiu um olhar reflexivo através da arte para um momento novo e ao mesmo tempo muito difícil. Durante o processo, foram discutidas, nos atendimentos, questões como: angústias, medo da morte, conflitos familiares, perda de rendimentos e dificuldades de subsistência alimentar.

 

Conheça mais sobre o desenvolvimento deste projeto no resumo apresentado na publicação da Cartilha: Capacitação sobre o Trabalho da Proteção Social Especial de Média Complexidade de Campinas, no capítulo relato de experiências, nas páginas 39 a 42, através do Link: https://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/assistencia-social-seguranca-alimentar/capacitacaomediacomplfever2021.pdf

 

 

Bibliografias:

BOONE, Silvana. Fotografia, memória e tecnologia. Conexão: Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v.6, n.12, p. 13-19, jul. 2007. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/160/151>. Acessos em 03 jun.  2020.

 

LEITE, Míriam Lifchitz Moreira. Texto visual e texto verbal".  Feldman-Bianco, B. e Leite, M. (orgs). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus; 1998.

 

YAMAGUTE ROSA, Tâmara Harumi. Juventudes e trajetórias de jovens populares urbanos: autonomia, oportunidades sociais e acesso a direitos. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo - São Paulo, 2018.

 

 

Texto escrito por:

Adilaine Juliana Scarano Vedovello, terapeuta ocupacional e coordenadora técnica PSC (COMEC)

Larissa Mazzotti Santamaria, terapeuta ocupacional e coordenadora geral (COMEC)

Colaboração:

Sharlene Silva Magalhães, pedagoga e orientadora de medida socioeducativa LA (COMEC)

Vanessa Santos Ap. dos Santos Uchôa, psicóloga e orientadora de medida socioeducativa PSC (COMEC)

Tâmara H. Yamagute Rosa, terapeuta ocupacional e orientadora de medida socioeducativa PSC (COMEC) 


Comentários

  1. Fantástica a criatividade da equipe em enfrentar dificuldades e vencer desafios.

    ResponderExcluir
  2. Elena, que possa ser inspiração para outras equipes! Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário