TO no SUAS indica: Trabalho de Conclusão de Curso "O terapeuta ocupacional no Sistema Único de Assistência Social: atuação em Centros de Convivência e Unidades de Acolhimento" - Esther Prado

Descrição da imagem: Fundo da imagem rosa claro. Na parte superior esquerda, encontramos os dizeres "TO no SUAS indica", nas cores laranja e verde. Abaixo, de maneira centralizada encontramos um retângulo, com os dizeres "Trabalho de Conclusão de Curso 'O terapeuta ocupacional no Sistema Único de Assistência Social: atuação em Centros de Convivência e Unidades de Acolhimento' - Esther Prado", nas cores verde e laranja. Na parte inferior, há uma barra ondulada verde.

Esta postagem tem como objetivo divulgar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “O terapeuta ocupacional no Sistema Único de Assistência Social: atuação em Centros de Convivência e Unidades de Acolhimento” realizado pela estudante Esther Prado, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pesquisa foi concluída em 2020 e teve a orientação da Professora Ana Paula Serrata Malfitano (UFSCar) e Co-orientação da Professora Marina Leandrini de Oliveira (UFTM).

 O desenvolvimento do projeto emergiu da articulação com a tese “Qual é a SUAS? A terapia ocupacional e o Sistema Único de Assistência Social” (OLIVEIRA, 2020) e teve como objetivo: Identificar, descrever e analisar as práticas de terapeutas ocupacionais vinculadas a duas unidades socioassistenciais com níveis de proteção social distintos: Centro de Convivência (Proteção Social Básica) e Unidade de Acolhimento (Proteção Social Especial de Alta Complexidade).

Para fazer esta discussão, realizou-se o acompanhamento das práticas de duas terapeutas ocupacionais em seus respectivos espaços de trabalho, por uma semana (cinco dias), durante os meses de dezembro de 2019 e fevereiro de 2020. Os locais visitados foram um Centro de Convivência para Idosos e uma Casa de Passagem Feminina, ambos selecionados a partir de etapas detalhadamente descritas no trabalho. Durante as visitas, utilizou-se o diário de campo como ferramenta de registro de anotações, observações, reflexões, imagens e relatos para a composição das informações sobre a ação profissional de terapeutas ocupacionais nestes serviços.

 Destaca-se que as unidades selecionadas são equipamentos da rede socioassistencial no âmbito da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Alta Complexidade. O Centro de Convivência caracteriza-se como um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas e a Unidade de Acolhimento funciona como moradia provisória, oferecendo proteção aos indivíduos e famílias que se encontram em situação de violação de direitos (BRASIL, 2009).

Os resultados do trabalho voltaram-se às especificidades do Centro de Convivência do Idoso” e da “Casa de Passagem Feminina”, discutindo as características das ações terapêutico-ocupacionais, que foram possíveis de serem debatidas pela aproximação com o dia a dia do serviço. Além disso, discorremos sobre as intervenções variadas realizadas pelas profissionais, considerando as singularidades e particularidades de cada unidade e seu público-alvo, tais como: grupos/oficinas, atividades culturais, acompanhamentos individuais e articulação com a rede formal e informal do município e dos usuários.

 Buscamos dialogar com as bases teóricas, notadamente da Terapia Ocupacional Social, vislumbrando delinear sínteses de nossas leituras sobre as vivências e contribuir com o fortalecimento da ação terapêutico-ocupacional no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, particularmente nestes dois tipos de unidades. Destacamos o envolvimento das profissionais com a articulação das redes de suporte, formais e informais, com ênfase no suporte social, mediadas por ações no/com o cotidiano das pessoas acompanhadas em ambas as instituições.  

 Esperamos que esta breve apresentação desperte o interesse para a leitura do trabalho. O link de acesso está disponível no Blog, na aba “Materiais de Apoio” e pode ser acessado diretamente aqui: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13510.

 Se ficou com alguma dúvida e/ou quer conversar sobre a temática, nos mande uma mensagem. 


Texto escrito por: Esther Prado, Marina Leandrini de Oliveira e Ana Paula Serrata Malfitano.


REFERÊNCIAS:

BRASIL. CNAS. Conselho Nacional de Assistência Social. Resolução n. 109 de 11 de novembro de 2009. Aprova a Tipificação Nacional de serviços socioassistenciais. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.mds.gov.br/cnas/legislacao/legislacao/resolucoes/arquivos- 2009/resolucoes-normativas-de-2009/. Acesso em: 30 jan. 2019.

OLIVEIRA, M. L. Qual é a “SUAS”? A terapia ocupacional e o Sistema Único de Assistência Social. 2020. 348 f. Tese (Doutorado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. 

Comentários