Conhecendo a Equipe TO.noSUAS

Descrição da imagem: No fundo branco está centralizado um círculo laranja escuro. Dentro do círculo, o contorno na cor preta de 3 pessoas se abraçando, e acima o título “A equipe TOnoSUAS” em laranja. #PraTodosVerem


Conhecendo a Equipe TO.noSUAS

Sou Adilaine Juliana Scarano Vedovello, terapeuta ocupacional formada na PUC Campinas, trabalhadora do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) desde 2007. Meu percurso profissional iniciou-se na área da reabilitação de deficientes visuais, na qual me dediquei por 6 anos. Posteriormente, tive a oportunidade de iniciar novos desafios na área social, migrando para um serviço de medida socioeducativa de meio aberto no Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas/SP (COMEC). 

Compondo a equipe do serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), tipificado pela política de assistência social e no guarda-chuva da proteção social especial de média complexidade, iniciei uma imersão no contexto social, no qual me reconheço em constante aprendizado e identificação profissional. 

Atuar na área social mobilizou memórias afetivas de campo de estágio da época da faculdade e de saudosas professoras que, na graduação, me apresentaram o trabalho social na sua essência. Diante deste desafio, com o recém implantado SUAS me engajei na busca de conhecimentos específicos da área, bem como, na compreensão de atender adolescentes e jovens autores de ato infracional.

Neste âmbito, se fez necessário ampliar as discussões das vulnerabilidades sociais, das adolescências em curso, das especificidades do processo de responsabilização e da garantia de direitos deste público, no atendimento de um serviço de média complexidade. A interdisciplinaridade do trabalho em equipe e a prática da intersetorialidade enriquecem o trabalho e possibilitam ampliar as intervenções. 

Um privilégio, pode-se dizer, é atuar em um serviço que tem como proposta metodológica a PSC COLETIVA, que atua na promoção do protagonismo, da participação e da cidadania dos adolescentes e jovens em cumprimento desta medida socioeducativa. Esta metodologia grupal proporciona reflexão, crítica e significado para o adolescente/jovem e, ainda, busca promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Motivada e instigada por esta proposta metodológica, atuando há 10 anos na função de coordenadora técnica do serviço, ingressei no mestrado profissional com o objetivo de sistematizar a PSC COLETIVA e fundamentar suas bases teóricas e suas estratégias metodológicas na execução da medida socioeducativa de PSC.

Por fim, compor a Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS desde 2020, tem sido uma rica experiência e uma oportunidade de trocas e diálogo com profissionais e estudantes imbuídos da terapia ocupacional social. 


Texto escrito por:

Adilaine Juliana Scarano Vedovello, terapeuta ocupacional, coordenadora do programa de prestação de serviços à comunidade no COMEC de Campinas/SP, mestranda no programa de Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social da USP.

Comentários