CONHECENDO A EQUIPE TO.NO SUAS

 

Descrição da imagem: No fundo branco está centralizado um círculo laranja escuro. Dentro do círculo, o contorno na cor preta de 3 pessoas se abraçando, e acima o título “A equipe TOnoSUAS” em laranja. #PraTodosVerem


Olá, tudo bem? Me chamo Gleicy Ane Brandão Araújo, sou Terapeuta Ocupacional, formada pela Universidade de Brasília no ano de 2020. Desde o início da minha formação, tenho me dedicado a campos sociais, mais especificamente na Assistência Social. Trabalhei em um Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos, cadastrados nos Serviços de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Distrito Federal, tendo objetivos de desenvolver atividades socioculturais e educativas, promovendo oportunidade à participação do idoso na vida comunitária, prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e com maior autonomia.

Atualmente, sou estudante pelo Programa de Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Meu projeto de pesquisa está diretamente relacionado ao SUAS, tendo como principais objetivos compreender as relações entre a pandemia e as redes de apoio e suporte social de idosos, buscando investigar, por exemplo, se o contexto pandêmico e o distanciamento social impactaram de alguma forma as redes de apoio de idosos, e/ou, se a estrutura e dinâmica das redes influenciam como os idosos estão vivenciando o contexto pandêmico. A pesquisa prevê a participação de idosos cadastrados em dois Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos, em situações  de vulnerabilidade social distintas, sendo discutido se este fator também pode impactar as redes neste contexto pandêmico.

 Além disso, participo da Comunidade de Práticas em terapia Ocupacional no SUAS desde 2020 e sou integrante do Blog T.O no SUAS desde sua ideação até o presente momento.

 Texto escrito por:

Gleicy Ane Brandão Araújo, terapeuta ocupacional, mestranda no programa de Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social da USP.

 

 

Comentários