Nossos agradecimentos e uma breve síntese sobre o evento!

 

Descrição da imagem: em um fundo verde escuro, na parte superior esquerda, nas cores laranja e branco, lê-se o título do evento TO.noSUAS: diálogos contemporâneos. Do lado superior esquerdo, há uma mandala em verde claro, com contorno laranja. No centro, há uma imagem de um pedaço de papel branco, escrito em letras pretas: Nossos agradecimentos e confira uma breve síntese sobre o evento! No rodapé há os logos das instituições que organizam o evento: Metuia, Rede Metuia, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de São Paulo, Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional - USP/SP, Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas e Universidade Federal de São Carlos #pratodosverem


Olá, pessoal!

A postagem de hoje tem como objetivo compartilhar com as/os leitores do Blog uma breve síntese do evento TO.noSUAS: diálogos contemporâneos. 

Foram dois dias de encontro que reuniu profissionais, estudantes e professores de todas as regiões do país e de outros países da América Latina, como Argentina e Colômbia. 

Se inscreveram para o evento, pessoas que atuam na política de assistência social (74), que atuam em outras políticas (31), docentes (30), estudantes de pós-graduação (19), estudantes de graduação (194) e terapeutas ocupacionais não vinculados à nenhuma instituição (2). 

Tiveram interesse em participar do evento, trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) vinculados aos diferentes tipos de unidade, tanto da Proteção Social Básica quanto da Proteção Social Especial de média e alta complexidade. 

No primeiro dia, foi apresentando um panorama nacional sobre a inserção de terapeutas ocupacional no SUAS (Profa. Marina Leandrini de Oliveira). Na sequência, a mesa de abertura, mediada pela Profa. Ana Paula Serrata Malfitano, contou com a participação de representantes de entidades federais e regionais, sendo elas Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO (Dra. Ana Carla de Souza Nogueira), Associação Brasileira de Terapia Ocupacional - ABRATO (Dra. Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da terceira região – CREFITO 3 (Dra. Patrícia Rodrigues Rocha) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – Reneto (Prof. Dr. Rafael Garcia Barreiro). 

Alguns dos debates desta mesa, enfatizaram a demanda pela contínua qualificação de informações sobre a terapia ocupacional na assistência social para viabilizar estratégias que fortaleçam o campo teórico-prático. Foi destacada a relevância em considerar caminhos que melhorem as condições de trabalho dos terapeutas ocupacionais no SUAS e a essencialidade da formação profissional para atuar neste campo, inclusive com a incorporação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs - em processo de aprovação) nos currículos das universidades. Mencionou-se a importância de iniciativas, como a Comunidade de Práticas, para o fortalecimento da categoria no SUAS, o que apoia entre outras questões, a ruptura com a visão dominante do terapeuta ocupacional como profissional exclusivo da área da saúde. 

Posteriormente, aconteceu a mesa redonda, mediada pela Profa. Giovanna Bardi, que contou com as apresentações dos terapeutas ocupacionais Waldez Bezerra e Iara Flávia Guimarães, respectivamente. A primeira fala teve o tema “Questão social, Terapia Ocupacional e projetos profissionais para o trabalho no SUAS”, e dentre outros conteúdos, foi abordada a importância de perspectivas críticas para a atuação profissional no setor, principalmente em tempos marcados por propostas ultra neoliberais. Neste sentido, Waldez refletiu sobre a elaboração de projetos profissionais ampliados e alinhados às demandas da sociedade para a terapia ocupacional.

A apresentação da Iara teve como tema “Gestão no SUAS: desafios da sociedade contemporânea e a inserção de terapeutas ocupacionais”. Utilizando diferentes linguagens e recursos artísticos, Iara compartilhou sua experiência na gestão, em Franca-SP, e os caminhos que têm buscado para transpor os limites que emergem no cotidiano do trabalho e que distanciam os profissionais das reais necessidades dos usuários. Desta forma, a gestora relatou algumas estratégias, realizadas em Franca, que visam a efetiva promoção da proteção social de diversas populações assistidas pelo SUAS. 

No segundo dia, como previsto, realizou-se duas rodas de conversa temáticas (https://to-nosuas.blogspot.com/2022/05/rodas-de-conversas-tematicas-no.html), com cerca de um pouco mais de 50 pessoas em cada sala. Tivemos as apresentações de todos os trabalhos submetidos e aprovados, além da oportunidade de compartilhar uma grande diversidade de práticas na assistência social. 

Compreendemos que este foi um momento disparador para novos encontros e espaços de trocas. 

Como encaminhamentos do evento os/as participantes pactuaram que, representados pela Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS, enviarão uma carta ratificando compromissos firmados junto aos representantes das entidades para afirmar o trabalho de terapeutas ocupacionais no SUAS e também acordaram a proposta de um novo evento em 2024. 

A equipe organizadora do evento TO.noSUAS: diálogos contemporâneos agradece a todes pelo interesse e participação!

 

Texto escrito por: Marina Leandrini de Oliveira 

 

Comissão Organizadora do evento:

Aline Cristina de Morais (Prefeitura Patrocínio Paulista)

Ana Paula Serrata Malfitano (UFSCar)

Andréia Martini Theodoro (CREPD)

Débora Porto Maciel da Silva (COMEC)

Esther de Oliveira Belonia (UFES)

Flávia dos Santos Coelho (UFSCar)

Gabriela Pereira Vasters (UNIFESP)

Giovanna Bardi (UFES)

Gleicy Ane Brandão Araújo (USP/SP)

Helena Marinho Rocha (UFTM)

Juliana Scarano Vedovello (COMEC)

Laís Souza Borges (UFES)

Lalesca Faria Zanoti (UFES)

Larissa Mazzotti Santamaria (COMEC)

Marina Leandrini de Oliveira (UFSCar)

Marta Carvalho de Almeida (USP/SP)

Tayane Pereira Gouveia (UFTM)

 

Comentários