O Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar (SEAD) de Vitória/ES e as contribuições da Terapia Ocupacional

 


Descrição de imagem: Fundo da imagem é uma folha de papel quadriculado. Acima, na lateral esquerda, imagem com três livros nas cores amarelo, verde e laranja seguido por uma luminária na cor preta. Na parte superior centralizada, a frase nas cores verde, laranja e branco: "Resumo dos trabalhos apresentados no evento TO.no SUAS Diálogos Contemporâneos". Na parte inferior centralizado o título: "O Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar (SEAD) de Vitória/ES e as contribuições da Terapia Ocupacional." #Pratodosverem


O Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar (SEAD) no município de Vitória/ES, implantado em 2012, pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), é ofertado pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, com objetivo de proporcionar atendimento especializado a pessoas com deficiência, idosos com algum grau de dependência e de seus cuidadores/familiares que se encontram situação de violações de direitos. O SEAD é composto por uma dupla técnica, Terapeuta Ocupacional e Assistente Social, a qual realiza o atendimento domiciliar com propósito de acompanhamento com intervenções que trabalham a proteção e garantia de seus direitos. Para isso, o Serviço também possui o apoio técnico especializado de equipe multiprofissional (Educador Social, Instrutor de Oficina e Assessor Jurídico), a qual atua sempre que é demandado. 
A Terapia Ocupacional Social e o Serviço Social atuam com grupos sociais em processos de ruptura das redes de suporte, pessoas e coletivos que vivem em vulnerabilidade social e com dificuldades em ter seus direitos garantidos. Entendendo o fazer humano e as atividades desenvolvidas pelos sujeitos dentro desse contexto social, sabe-se que para além do seu fim, as atividades são elementos organizadores e tecnologias de mediação socioassistenciais (BARROS, 2002). Dessa forma, a Terapia Ocupacional (TO) tem feito uso da atividade como recurso mediador com as famílias acompanhadas nos atendimentos e oficinas domiciliares, além de grupos para familiares e cuidadores no CREAS e nos espaços públicos da cidade, a fim de potencializar a melhor compreensão das vulnerabilidades sociais fenômenos complexos e multifacetados, que exigem respostas diversificadas, alcançados por meio do olhar interdisciplinar, qualificando a intervenção realizada. Nessa perspectiva, a T.O utiliza a atividade como meio para fortalecimento e criação de vínculos (intrafamiliares, comunitários, técnico x usuário), compreendendo que através do fazer junto é possível identificar melhor quais as violações perpassam a vida do sujeito e seu núcleo familiar, sendo a atividade a facilitadora para escuta, ampliação da atuação profissional e encaminhamentos de intervenções que sejam significativas para a trajetória de vida e histórico ocupacional dos indivíduos, auxiliando assim na superação das violações de direitos existentes em cada contexto.
A Terapia Ocupacional, com seu conhecimento teórico metodológico, contribui com o SEAD a partir das conexões realizadas entre sujeito/núcleo familiar e território, atividades de vida diária/instrumentais de vida diária e o cotidiano dos indivíduos acompanhados, além dos contextos políticos sociais que perpassam nas vidas acompanhadas e como estes processos corroboram e potencializam as vulnerabilidades sociais e fragilidades de vínculo do público atendido (NEVES, A. T. L; MACEDO, M. A. C, 2015).


Texto escrito por:

Gabriela Queiroz Vieira Neves - Terapeuta Ocupacional - Creas Maruípe, Vitória – ES, e-mail: gabrielaqueirozto@gmail.com;
Elisa Cardoso Kobi - Terapeuta Ocupacional - Creas Centro, Vitória – ES, e-mail: elisa_kobi@hotmail.com
Carina Texeira de Almeida - Terapeuta Ocupacional- Creas Maruípe, Vitória – ES, e-mail: carinaalmeidato@gmail.com.

Comentários