Tá na Parede: uma experiência de ambientação nas medidas socioeducativas

 


Descrição de imagem: Fundo da imagem é uma folha de papel quadriculado. Acima, na lateral esquerda, imagem com três livros nas cores amarelo, verde e laranja seguido por uma luminária na cor preta. Na parte superior centralizada, a frase nas cores verde, laranja e branco: "Resumo dos trabalhos apresentados no evento TO.no SUAS Diálogos Contemporâneos". Na parte inferior centralizado o título: “Tá na Parede: uma experiência de ambientação nas medidas socioeducativas#Pratodosverem


 Introdução: A juventude tem sido negligenciada e marginalizada historicamente no cenário nacional, vistos como um problema a ser resolvido os adolescentes e jovens foram alvos de diversos projetos políticos ideológicos voltados à punição e à exclusão social, sendo atribuído o binômio adolescência e violência. Apesar do avanço em relação à proteção integral dos adolescentes e jovens, tem-se um legado de uma perspectiva estigmatizada e punitivista criminalizando a juventude. Na tentativa de resistir à essas conceituações e estabelecer um diálogo com os jovens, bem como exercício da cidadania, o Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (COMEC) tem buscado junto a seus trabalhadores desenvolver um conjunto de ações técnicas que se direcionam à garantia dos direitos dos adolescentes, entre elas a caracterização dos espaços internos de suas unidades de atendimento. Todas as imagens neste resumo pertencem ao banco de arquivos do COMEC.

Foto 1. Imagem do espaço de convivência e integração na sede do programa de Prestação de Serviços à Comunidade.

Descrição da imagem:  Trata-se da apresentação de uma mesma cena em três perspectivas diferentes, que retratam um espaço de convivência e integração, com diversos vasos de plantas, bancos de praça e o grafite do desenho de um jovem negro rodando uma bola de basquete com apenas um dedo. Suas vestimentas e características são da cultura Hip Hop. Na parte superior está escrito Apresentação da experiência.

Apresentação da experiência: A equipe multiprofissional do COMEC tem como premissa a ambientação de seus espaços como parte da acolhida e escuta qualificada dos adolescentes atendidos na medida socioeducativa de liberdade assistida. Acredita-se que o ambiente é um lugar de reconhecimento desses adolescentes, que podem se ver dentro da estética do espaço e criar novas relações com ele. O pertencimento, a segurança e o conforto são princípios base, para que antes mesmo do encontro com os profissionais o adolescente possa se sentir acolhido de forma afetiva e assertiva pela medida. As cores, a disposição dos objetos, os grafites, as fotografias, os murais, os jogos, os brinquedos, entre outros aspectos, dizem sobre uma oportunidade de diálogo e troca através do ser e estar dos adolescentes no COMEC. Esta troca se efetiva também de maneira prática quando convidamos, durante os atendimentos, os adolescentes a construírem coletivamente esse espaço conosco.



Foto 2. Quadro de registro de mensagens pelos adolescentes, jovens, visitantes e/ou profissionais do COMEC.

Descrição da imagem: Trata-se de uma lousa com fundo na cor preta, que possui diversas mensagens escritas com giz branco e algumas gravuras que representam o tema sobre a redução da maioridade penal, além de diversas TAGs (assinaturas do grafite).

Foto 3. Imagem de um painel com representações dos adolescentes, realizado como parte de uma atividade de Prestação de Serviços à Comunidade, para ambientação do espaço externo da unidade.

Descrição da imagem: Neste painel foi grafitado pela técnica de estêncil a imagem do Bob Marley, nas cores que representam a Jamaica (vermelho, amarelo e verde) e a imagem de uma moto sendo empinada na cor amarela. Com os dizeres: Difícil não é lutar por aquilo que se quer e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu quero alcançar toda humildade, simplicidade. Não deixe esse brilho apagar.

Foto 4. Imagem do estúdio na sede do programa de Liberdade Assistida.

Descrição da imagem: Trata-se de duas cenas de um estúdio, sendo a primeira de uma parede grafitada e uma caixa acústica. A imagem do grafite é de um jovem de capa e boné carregando um rádio no ombro, ao fundo uma comunidade e acima um céu noturno com estrelas e a lua. A segunda cena, é a aproximação de um dos prédios desta comunidade com a mensagem: Sou, porque, Somos.  


    Foto 5. Grafites no espaço de convivência e integração da sede do programa de Liberdade Assistida.

Descrição da imagem: Trata-se da fotografia de dois grafites, o primeiro está escrito Resistência Cultural e ao fundo o desenho de cactos. O segundo é a imagem de um homem negro com as vestimentas características de um cangaceiro da região do Nordeste do país.

Reflexões: Criar um espaço de reconhecimento, pertença, diálogo e expressão dos adolescentes é caminhar em uma via contrária de uma perspectiva estigmatizante, é reafirmar o lugar de existência desses adolescentes, criar relações com o território, com o espaço cotidiano e com a instituição e dialogar com a política de assistência social. Na tipificação dos serviços socioassistenciais a segurança de acolhida prevê inclusive que os usuários sejam acolhidos em condições de dignidade em ambiente favorecedor da expressão e do diálogo, de sua identidade, integridade e história de vida valorizadas. Os elementos estéticos e estruturais, como os grafites, permitem aproximação com a vida cotidiana e o reconhecimento das demandas sociais. Além disso, se tornam espaços de recriação de si em que os elementos culturalmente desvalorizados pelo tecido social, vão compor um lugar legítimo e de valorização. A partir das reflexões e contribuições das terapeutas ocupacionais da equipe, compreende-se que a ambientação é uma tecnologia de intervenção em terapia ocupacional social, no qual o trabalho exerce uma função de mediar e aproximar os adolescentes e jovens em conflito com a lei ao seu plano individual de atendimento na medida socioeducativa.

 

Texto escrito por:

Alice Bispo Fernandes, Orientadora de Medidas Socioeducativas do Centro de Orientação ao Adolescente - Campinas, SP, alicebispo.f@gmail.com

Nayara Fantinatti Medina, Orientadora de Medidas Socioeducativas do Centro de Orientação ao Adolescente - Campinas, SP, nayara.medina@alumni.usp.br

Larissa Mazzotti, Coordenadora Geral do Centro de Orientação ao Adolescente Campinas, SP, larissa.mazzotti@gmail.com



 



 


Comentários