Tá na Parede: uma experiência de ambientação nas medidas socioeducativas
Descrição de imagem: Fundo da imagem é uma folha de papel quadriculado. Acima, na lateral esquerda, imagem com três livros nas cores amarelo, verde e laranja seguido por uma luminária na cor preta. Na parte superior centralizada, a frase nas cores verde, laranja e branco: "Resumo dos trabalhos apresentados no evento TO.no SUAS Diálogos Contemporâneos". Na parte inferior centralizado o título: “Tá na Parede: uma experiência de ambientação nas medidas socioeducativas" #Pratodosverem
Introdução:
A juventude tem sido negligenciada e marginalizada historicamente no cenário
nacional, vistos como um problema a ser resolvido os adolescentes e jovens
foram alvos de diversos projetos políticos ideológicos voltados à punição e à
exclusão social, sendo atribuído o binômio adolescência e violência. Apesar do
avanço em relação à proteção integral dos adolescentes e jovens, tem-se um
legado de uma perspectiva estigmatizada e punitivista criminalizando a
juventude. Na tentativa de resistir à essas conceituações e estabelecer um
diálogo com os jovens, bem como exercício da cidadania, o Centro de Orientação
ao Adolescente de Campinas (COMEC) tem buscado junto a seus trabalhadores
desenvolver um conjunto de ações técnicas que se direcionam à garantia dos direitos
dos adolescentes, entre elas a caracterização dos espaços internos de suas
unidades de atendimento. Todas as imagens neste resumo pertencem ao banco de
arquivos do COMEC.
Foto 1. Imagem do espaço de
convivência e integração na sede do programa de Prestação de Serviços à
Comunidade.
Descrição da imagem: Trata-se da apresentação de uma mesma cena em
três perspectivas diferentes, que retratam um espaço de convivência e
integração, com diversos vasos de plantas, bancos de praça e o grafite do desenho
de um jovem negro rodando uma bola de basquete com apenas um dedo. Suas
vestimentas e características são da cultura Hip Hop. Na parte superior está escrito Apresentação da
experiência.
Apresentação da experiência: A equipe multiprofissional do COMEC tem como premissa a ambientação de seus espaços como parte da acolhida e escuta qualificada dos adolescentes atendidos na medida socioeducativa de liberdade assistida. Acredita-se que o ambiente é um lugar de reconhecimento desses adolescentes, que podem se ver dentro da estética do espaço e criar novas relações com ele. O pertencimento, a segurança e o conforto são princípios base, para que antes mesmo do encontro com os profissionais o adolescente possa se sentir acolhido de forma afetiva e assertiva pela medida. As cores, a disposição dos objetos, os grafites, as fotografias, os murais, os jogos, os brinquedos, entre outros aspectos, dizem sobre uma oportunidade de diálogo e troca através do ser e estar dos adolescentes no COMEC. Esta troca se efetiva também de maneira prática quando convidamos, durante os atendimentos, os adolescentes a construírem coletivamente esse espaço conosco.
Foto 2. Quadro de registro de
mensagens pelos adolescentes, jovens, visitantes e/ou profissionais do COMEC.
Descrição da imagem: Trata-se de uma
lousa com fundo na cor preta, que possui diversas mensagens escritas com giz
branco e algumas gravuras que representam o tema sobre a redução da maioridade
penal, além de diversas TAGs
(assinaturas do grafite).
Foto 3. Imagem de um painel com
representações dos adolescentes, realizado como parte de uma atividade de
Prestação de Serviços à Comunidade, para ambientação do espaço externo da
unidade.
Descrição da imagem: Neste painel foi grafitado pela técnica de estêncil a imagem do Bob Marley, nas cores que representam a Jamaica (vermelho, amarelo e verde) e a imagem de uma moto sendo empinada na cor amarela. Com os dizeres: Difícil não é lutar por aquilo que se quer e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu quero alcançar toda humildade, simplicidade. Não deixe esse brilho apagar.
Foto 4. Imagem do estúdio na sede do programa de Liberdade Assistida.
Descrição da imagem: Trata-se de duas
cenas de um estúdio, sendo a primeira de uma parede grafitada e uma caixa
acústica. A imagem do grafite é de um jovem de capa e boné carregando um rádio
no ombro, ao fundo uma comunidade e acima um céu noturno com estrelas e a lua.
A segunda cena, é a aproximação de um dos prédios desta comunidade com a
mensagem: Sou, porque, Somos.
Foto 5. Grafites no espaço de convivência e integração da sede do programa de Liberdade Assistida.
Descrição da imagem: Trata-se da fotografia
de dois grafites, o primeiro está escrito Resistência Cultural e ao fundo o
desenho de cactos. O segundo é a imagem de um homem negro com as vestimentas
características de um cangaceiro da região do Nordeste do país.
Reflexões:
Criar um espaço de reconhecimento, pertença, diálogo e expressão dos
adolescentes é caminhar em uma via contrária de uma perspectiva estigmatizante,
é reafirmar o lugar de existência desses adolescentes, criar relações com o
território, com o espaço cotidiano e com a instituição e dialogar com a
política de assistência social. Na tipificação dos serviços socioassistenciais
a segurança de acolhida prevê inclusive que os usuários sejam acolhidos em
condições de dignidade em ambiente favorecedor da expressão e do diálogo, de sua
identidade, integridade e história de vida valorizadas. Os elementos estéticos
e estruturais, como os grafites, permitem aproximação com a vida cotidiana e o
reconhecimento das demandas sociais. Além disso, se tornam espaços de recriação
de si em que os elementos culturalmente desvalorizados pelo tecido social, vão
compor um lugar legítimo e de valorização. A partir das reflexões e
contribuições das terapeutas ocupacionais da equipe, compreende-se que a
ambientação é uma tecnologia de intervenção em terapia ocupacional social, no
qual o trabalho exerce uma função de mediar e aproximar os adolescentes e
jovens em conflito com a lei ao seu plano individual de atendimento na medida
socioeducativa.
Texto escrito por:
Alice Bispo Fernandes, Orientadora de Medidas
Socioeducativas do Centro de Orientação ao Adolescente - Campinas, SP,
alicebispo.f@gmail.com
Nayara Fantinatti Medina, Orientadora de Medidas
Socioeducativas do Centro de Orientação ao Adolescente - Campinas, SP,
nayara.medina@alumni.usp.br
Larissa Mazzotti, Coordenadora Geral do Centro de
Orientação ao Adolescente Campinas, SP, larissa.mazzotti@gmail.com
Comentários
Postar um comentário