Você já ouviu falar das Câmaras Técnicas (CT) vinculadas aos CREFITOs - Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de algumas regiões?
Descrição da imagem: tinta espalhada na cor laranja com o escrito: Você já ouviu falar das Câmaras Técnicas vinculadas aos CREFITOs? abaixo To.noSUAS e o logo no tom de verde escuro no formato circular com desenho de uma mandala. #Paratodosverem
Olá, colega terapeuta ocupacional
Você já ouviu falar das Câmaras Técnicas (CT) vinculadas aos CREFITOs - Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de algumas regiões?
Segundo o CREFITO-2, “as Câmaras Técnicas são grupos de estudo, que configuram um fórum científico qualificado para debate de questões pertinentes à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional, como atuação profissional e avanços científicos e tecnológicos. Além disso, prestam assessoria aos Crefitos de acordo com suas especificidades. Seus membros são especialistas em suas áreas de conhecimento, convidados a integrar a equipe e as reuniões são fechadas”.
No Estado de São Paulo, a Câmara Técnica da Terapia Ocupacional em Contextos Sociais vinculada ao Crefito-3, foi criada em 22 de dezembro de 2022 e tem em sua composição duas integrantes da equipe do Blog TO.noSUAS, além da terapeuta ocupacional Roberta Justel do Pinho, trabalhadora do SUAS em São Carlos.
A Assistência Social é um dos campos que compõem os Contextos Sociais, juntamente com a educação, a cultura, a cidadania e justiça e o meio ambiente. Além disso, os Contextos Sociais também contemplam a atuação junto à pessoas em situação de rua e nomadismo; povos e comunidades tradicionais; pessoas, famílias e comunidades nas situações de catástrofes e calamidades; no ambiente prisional e em cumprimento de medidas socioeducativas; e em situação de migração e deslocamentos, conforme definido pela Resolução do COFFITO nº 383/2010.
Entendemos que a CT em Contextos Sociais é, sobretudo, uma oportunidade de reconhecimento e de valorização dos Contextos Sociais e das/dos terapeutas ocupacionais que atuam e pesquisam nesta área, bem como da legitimação e do fortalecimento da Terapia Ocupacional Social e de referenciais teóricos e metodológicos para além dos contemplados nos campos da saúde. Além disso, é espaço de reflexão sobre as dúvidas e dificuldades atreladas às práticas cotidianas, e de defesa e promoção do exercício profissional ético e apropriado aos diferentes campos e populações dos Contextos Sociais.
Ressaltamos que as populações e os campos abarcados pelos Contextos Sociais configuram-se historicamente como escopo de atuação de terapeutas ocupacionais, cujas bases teóricas e as ações práticas têm sido continuamente construídas e aprimoradas. Notadamente a Assistência Social, que se constitui como um campo de crescente inserção profissional e de estruturação de práticas sólidas e de grande valia para o setor e para a população acompanhada.
Assim, a CT em Contextos Sociais pretende fomentar estratégias que possibilitem dar vistas, reunir, valorizar, aprimorar e fortalecer a atuação profissional de terapeutas ocupacionais que atuam e pesquisam os Contextos Sociais, por meio de ações como:
- Elaboração de pareceres/relatórios/documentos quanto às dúvidas técnicas referentes ao exercício profissional nos Contextos Sociais;
- Divulgação dos Contextos Sociais para a categoria profissional;
- Sistematização de informações acerca dos profissionais atuantes e dos espaços de trabalho dos Contextos Sociais;
- Promoção de fóruns de encontro, capacitação e discussão sobre a área;
- Realização de eventos técnicos e científicos;
- Fomento à elaboração de pesquisas e trabalhos científicos para publicação e/ou apresentação nos veículos de divulgação científica.
Para solicitar apoio técnico à CT (CREFITO 3) você pode enviar um email para ouvidoria@crefito3.org.br
É muito importante que nós, terapeutas ocupacionais, estejamos informados e possamos estabelecer um contato ativo com os canais disponíveis em nossos conselhos profissionais, tanto para o fortalecimento da categoria profissional quanto para a reivindicação dos nossos direitos!
Texto escrito por: Carla Regina Silva Soares, Larissa Mazzotti Santamaria e Roberta Justel do Pinho.
Comentários
Postar um comentário