Cartilha Capacitação Sobre o Trabalho da Proteção Social Especial de Média Complexidade

 

Descrição da imagem: Em um fundo verde escuro tem-se no canto superior esquerdo e no canto inferior direito um triângulo laranja escuro. Do lado esquerdo os dizeres na cor branca “Essa cartilha foi elaborada por um grupo de trabalhadoras do SUAS da cidade de Campinas – SP, para auxiliar os serviços da proteção Social Especial de Média Complexidade no contexto pandêmico.”. Do lado direito a capa da cartilha “Capacitação: Sobre o Trabalho da Proteção Social Especial de Média Complexidade”. No canto inferior esquerdo os dizeres “TO.noSUAS” em laranja. #PraTodosVerem


Embora essa cartilha não apresente indicações específicas das áreas de formações das (os) profissionais do SUAS, ela sistematiza e organiza algumas informações para auxiliar e alinhar as intervenções em tempos pandêmicos dos Serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade. A Cartilha está dividida nos seguintes eixos:

Funcionamento dos serviços; Ações estratégicas e metodologia de trabalho; Cuidados e proteção de trabalhadoras (es); Equipamentos de proteção individual, higienização e cuidados com o ambiente; Relatos de experiência e Referências bibliográficas.

Nota-se que o grupo de trabalho escolheu redigir o material utilizando o artigo feminino como referencial e o masculino na sequência, demarcando a presença majoritária de trabalhadoras mulheres na Política de Assistência Social na cidade de Campinas.

Por último apresenta cinco relatos de experiências, são atividades, práticas ou metodologias readaptadas devido a pandemia, cujo objetivos foram:

1.      Realizar o atendimento e/ou acompanhamento aos usuários;

2.     Avaliar e mitigar os impactos do isolamento social aos usuários;

3.     Ofertar orientações e informações importantes ao momento pandêmico aos usuários e profissionais;

4.     Manter o vínculo entre os usuários e o serviço;

5.     Ampliar a comunicação e o diálogo entre os profissionais e usuários;

6.     Estimular interações lúdicas entre os membros familiares e a construção de novas formas de relação;

7.     Realizar mapeamento e identificação das condições e utilização das tecnologias digitais pelos usuários.

Os recursos utilizados foram: Live, jogos, brinquedos, livros, fotografia, vídeos, podcast, boletim informativo, entrevista por meio formulário on-line.

Confira mais detalhes pelo Link: https://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/assistencia-social-seguranca-alimentar/capacitacaomediacomplfever2021.pdf

 

Autora do texto: Larissa Mazzotti Santamaria





Comentários