A Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS: construções e desenvolvimentos

Descrição da imagem: Em um fundo amarelo claro, tem um retângulo de cor laranja escuro e contorno preto com os dizeres “A Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS: construções e desenvolvimentos”. #PraTodosVerem

 

A partir de inquietações no campo prático e teórico da Terapia Ocupacional no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a construção coletiva de uma Comunidade de Práticas mostra-se como uma importante estratégia fortalecedora da rede profissional e seus desdobramentos técnicos.

A tese da Profª. Drª. Marina Leandrini Oliveira (UFTM), “‘Qual é SUAS?’ A Terapia Ocupacional e o Sistema Único de Assistência Social”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (PPGTO-UFSCar), apontou tensões no campo profissional, a destacar: 1. Necessidade de melhorar a inserção de Terapeutas Ocupacionais nas diversas áreas de atuação do SUAS, 2. Fortalecimento da rede de Terapeutas Ocupacionais no sistema com suportes epistemológicos e técnicos em Terapia Ocupacional e de outras áreas. Motivadas pelas evidências da tese, a Profª Marina Leandrini juntamente com sua orientadora, a Profª. Drª. Ana Paula Serrata Malfitano, identificaram na Comunidade de Prática uma possibilidade de trabalho coletivo que poderia atender as demandas levantadas.

As professoras iniciaram o estreitamento de laços com outras Terapeutas Ocupacionais docentes que estavam desenvolvendo trabalhos científicos sobre a T.O. no SUAS, a fim de compor mais um movimento, dentre tantos outros, de fortalecimento da T.O. brasileira nesse sistema. As professoras Giovanna Bardi (UFES) e Marta Carvalho de Almeida (USP) e a terapeuta ocupacional Carla Regina Silva Soares (USP), juntamente com Marina e Ana Paula, compuseram a comissão organizadora que problematizou a construção da Comunidade de Práticas. As discentes de graduação e Pós-Graduação Maria Eduarda Damasceno, Ester Prado, Flávia Coelho, Laís Souza, e Lalesca Zanotti também compuseram a equipe organizadora. Meses depois as discentes Tayane Pereira e Helena Marinho chegaram para somar junto a equipe. Sucessivas reuniões virtuais foram realizadas para entender as dinâmicas de funcionamento de uma Comunidade de Práticas, bem como refinar as formas de convite e divulgação para os terapeutas ocupacionais de todo o país e estruturar o primeiro encontro do grupo. O flyer convite, ilustrado na Imagem 1, foi divulgado massivamente por e-mail e nas redes sociais das docentes e, numa dinâmica de bola de neve, a informação se estendeu no campo da Terapia Ocupacional do país. No dia 06 de outubro de 2020 a Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS foi oficialmente fundada com o primeiro encontro coletivo com 38 terapeutas ocupacionais brasileiros.

Imagem 1: Flyer de divulgação da Comunidade de Práticas


Fonte: Arquivos da Comunidade de Práticas

No primeiro encontro, além do objetivo principal de estreitar as trocas entre esses profissionais, primou-se por problematizar os reais objetivos e dinâmicas de funcionamento de uma Comunidade de Práticas, bem como entender quais as demandas dos profissionais para a co-construção e desenvolvimento dos encontros, em destaque nas Imagens 2, 3 e 4. 


Imagem 2: Demandas dos participantes da Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS

Fonte: Arquivos da Comunidade de Práticas


Imagem 3: Demandas dos participantes da Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS 

Fonte: Arquivos da Comunidade de Práticas 


Imagem 4: Demandas dos participantes da Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS

Fonte: Arquivos da Comunidade de Práticas


A Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS vem se desenvolvendo com um perfil crítico, colaborativo e criativo. Até a data desta postagem contamos com 12 encontros virtuais mensais, nos quais foram discutidas temáticas a destacar: Fundamentos teóricos para a prática, Política de Assistência Social na contemporaneidade, Cenas da prática em níveis de complexidade no SUAS, Recursos, metodologias e ferramentas de trabalho da T.O. no SUAS, Especificidades da prática do T.O. no território e em comunidades, dentre outros.

Com o aprofundamento dessas temáticas cresceu o desejo entre algumas participantes de realizar mais um trabalho que amplie a troca de experiências e conhecimentos no campo da T.O. no SUAS, aumente a visibilidade dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos para Terapeutas Ocupacionais formados e discentes, bem como a outros profissionais que se interessem no campo. Nesse sentido, formou-se o grupo de “Produção e divulgação de Terapia Ocupacional no SUAS”, reunindo algumas profissionais, docentes e discentes da Comunidade de Práticas empenhadas em construir estratégias de divulgação. A primeira construção que esse grupo carinhosa e cuidadosamente desenvolveu é este blog, o TO.noSUAS, o qual vendo sendo uma importante rede virtual onde Terapeutas Ocupacionais desfrutam de um rol de conhecimentos teóricos e práticos que nutrem e fortalecem o campo em questão.

Com apenas 10 meses em atividade, contando com uma rede de terapeutas ocupacionais, docentes e discentes, a Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS vem trilhando um caminho fértil para o fortalecimento teórico/prático dos diversos desdobramentos do campo em questão. A comunidade está em movimento, apoiando a construção redes de saberes necessários para o aprimoramento da Terapia Ocupacional no SUAS.

Texto por: 

Flávia Coelho (Mestranda em Terapia Ocupacional pela UFSCar)

Profª. Drª. Giovana Bardi (docente da UFES) 





Comentários