TO no SUAS indica: Livro “Juventudes e arte-cultura no Complexo do Alemão: Narrativas de uma experiência em extensão”, de autoria de Beatriz Akemi Takeiti e Monica Villaça Gonçalves

Descrição da Imagem: Imagem com fundo verde. Centralizado acima contém dentro de um fundo verde mais escuro, uma mão com o polegar levantado e os outros dedos fechados simbolizando "tá legal" na cor laranja. Logo abaixo a frase centralizada na cor branca "TO no SUAS indica". Abaixo a frase centralizada na cor amarela "O livro". Na parte inferior, centralizado e dentro de um fundo verde escuro a frase na cor branca "Juventudes e arte-cultura no Complexo do Alemão: Narrativas de uma experiência em extensão". Logo abaixo, após um traço, a frase na cor branca "Beatriz Akemi Takeiti e Monica Villaça Gonçalves" #pratodosverem


            O livro apresenta as memórias e vivências do projeto de extensão “Juventude(S): intervenções urbanas de arte-cultura no território” vinculado ao Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ. O projeto desenvolve ações com jovens do Complexo do Alemão, utilizando as oficinas de arte-cultura para ampliar os repertórios de vida e, assim, contribuir para uma formação mais cidadã.    

          Foi prefaciado pela querida professora Dra. Lucia Rabello de Castro (UFRJ) e seu conteúdo circunscreve capítulos no formato de narrativas, percorrendo os territórios existenciais de jovens no Complexo do Alemão, de estudantes extensionistas do projeto, dos parceiros e parceiras, além de descrever e refletir os efeitos desta ação na mobilização e participação juvenil. 

Sendo uma reflexão analítica a respeito de um projeto que trabalha com jovens em situação de vulnerabilidade social, que vivem em um território marcado pela violência e violação dos direitos, o livro contribui para que profissionais de diferentes áreas de conhecimento e, em particular, na área de Terapia Ocupacional, possam subsidiar práticas inventivas a partir das oficinas de arte-cultura como uma ferramenta pedagógica e uma tecnologia social de educação não formal que contribui para uma formação mais cidadã e participativa. Assim, para terapeutas ocupacionais que atuam nos diversos serviços que compõem o SUAS, alguns dos recursos utilizados nas intervenções apresentadas na obra podem apoiar profissionais na realização de oficinas junto à população assistida em diferentes territórios, considerando suas particularidades, singularidades e contextos.

Além disso, o livro traz reflexões sobre a formação de estudantes a partir de um projeto de extensão interdisciplinar, oferecendo subsídios para a discussão a respeito da formação profissional, ética, técnica e política em uma universidade pública.

O livro está disponível para venda no site da editora, por meio do link: https://aeditora.com.br/produto/juventudes-a-arte-cultura-no-complexo-do-alemao/

Também é possível acompanhar as ações pelas redes sociais do Projeto, por meio dos links:

Instagram®: @projetojuventudes. Disponível em: https://www.instagram.com/juventudesufrj/?hl=pt-br

Youtube®: Canal Projeto Juventude(s) UFRJ. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UClO-YtMeWO99_FqoPdi3K6A

Spotify – Podcast Juventude(s): https://open.spotify.com/show/4VZkCT9eemyuAR43ava3kz?si=0c439af116a94449

Facebook®: Perfil Juventudes UFRJ – Disponível em: https://www.facebook.com/profile.php?id=100016764300255

Facebook®: Página @juventudesufrj – Disponível em: https://www.facebook.com/juventudesufrj//

Twitter®: @juventudesUFRJ. Disponível em: https://twitter.com/JuventudesUFRJ

Tumblr®: Juventudes UFRJ Disponível em: https://www.tumblr.com/search/juventudesufrj


Texto escrito por:

Beatriz Akemi Takeiti – docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ).

Monica Villaça Gonçalves – docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo.

Comentários