TERAPIA OCUPACIONAL NO SUAS – a experiência de Ribeirão Preto

 

Descrição da Imagem: Em um fundo rosa claro, encontramos, na parte superior direita, os dizeres "Terapia Ocupacional no SUAS", em verde, e, embaixo, os dizeres "A experiência de Ribeirão Preto - São Paulo", em laranja. Abaixo, encontramos o desenho de ruas em formato de mapa, na cor azul e amarela, e o desenho de uma mulher, usando um vestido azul, caminhando e olhando para o celular.

Na gestão do Sistema Único de Assistência Social - SUAS no município de Ribeirão Preto – SP por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, investe-se para a ampliação da atuação da terapia ocupacional nos diversos cenários que instituem essa política pública. Atualmente, há três profissionais que atuam no âmbito da secretaria, com funções ligadas desde a gestão e organização dos serviços que correspondem a alta complexidade do SUAS, até ao atendimento especializado que perpassa mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência.

A terapia ocupacional, além de atuar diretamente com o que está instituído pela formação profissional em sua especificidade na área social, também organiza e sistematiza o fluxo e perfis de atendimentos, e dá diretrizes para as equipes multiprofissionais que compõem os cenários, reforçando a importância da profissão na gestão dos departamentos que englobam o SUAS, possibilitando o crescimento da profissão na dinâmica de articulação intersetorial e promovendo uma outra ótica à categoria.

Outro cenário significativo de intersetorialidade que a terapia ocupacional está à frente em Ribeirão Preto é o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua, atuando na implementação e coordenação do coletivo que discute e fomenta a política pública com a participação direta do poder público, universidades, sociedade civil e contribuição do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua – MNLDPSR. Nesta atuação, desenvolveu-se a discussão intermunicipal das cidades que abrangem a região nordeste do estado de São Paulo, contribuindo para a ampliação da proteção social deste perfil populacional para além do território.

Por fim, outra estratégia estabelecida visando estimular a formação profissional, bem como reforçar a necessidade de se ampliar quantitativamente os terapeutas ocupacionais no SUAS, é o convênio estabelecido há 11 anos entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Universidade de São Paulo – USP, por meio do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP, no campus de Ribeirão Preto. Essa parceria possibilita a oferta semestral de cenários desta política pública para atuação formativa das alunas e alunos do curso de terapia ocupacional, tanto em atuações pontuais relacionadas às disciplinas específicas e projetos de iniciação científica ligados a geração de renda na perspectiva da Economia Solidária, como também na realização semestral de estágio supervisionado. Essas ações contribuem significativamente para o desenvolvimento e fortalecimento da profissão no âmbito da assistência social, como também para divulgação e consequentemente maior compreensão acerca da atuação de terapeutas ocupacionais na área social, tanto para os demais profissionais, como para a população de forma geral, e principalmente no atendimento e atenção à da comunidade.

Outra parceria com a FMRP-USP se dá por meio das ações intersetoriais realizadas conjuntamente com o Projeto Pontes (Construindo Pontes: atenção e cuidado a População em Situação de Rua - PSR), sendo que cada vez mais a possibilidade de construção de um olhar ampliado sobre as necessidades dessa população tem possibilitado a sensibilização de profissionais e ações mais integradas e integrais visando as melhorias das condições de vida da PSR e acesso a direitos básicos como saúde e proteção social.   

Dessa forma, a parceria da SEMAS com o Curso de TO-FMRP-USP tem ampliado possibilidades e potenciais de forma crescente, expandindo para ações de extensão à comunidade e formação profissional de terapeutas ocupacionais para atuar no SUAS.

Texto escrito por: 

Larissa Soares de Melo - Chefe de Divisão de Gerenciamento de Serviços de Alta Complexidade  

Regina Célia Fiorati - Docente do Curso de Graduação de Terapia Ocupacional da FMRP-USP


Comentários