TONOSUAS indica: Cartilha "Proteção social no SUAS indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos: fortalecimento da rede socioassistencial" - Simone Gonçalves de Assis, Tatiana Maria Araújo da Fonseca, Viviane de Souza Ferro


 Descrição da imagem: Fundo da imagem rosa claro. Na parte superior esquerda, encontramos os dizeres "TO no SUAS indica", nas cores laranja e verde. Abaixo, de maneira centralizada encontramos um retângulo, com os dizeres "Cartilha: Proteção social no SUAS indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos: fortalecimento da rede socioassistencial, Organizadoras: Simone Gonçalves de Assis, Tatiana Maria Araújo da Fonseca, Viviane de Souza Ferro”, nas cores verde e laranja. Na parte inferior, há uma barra ondulada verde e um círculo laranja e a imagem da capa da cartilha em tons de laranja, desenhos de mãos, flores, corações e pessoas, com o título que é mesmo do centro da imagem.


Indicamos a cartilha “Proteção social no SUAS a indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos: fortalecimento da rede socioassistencial”, elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério do Desenvolvimento Social, no ano de 2018.

Esta é uma publicação interessante, pois apresenta especialmente o tema da violência e da violação de direitos no âmbito da política de assistência social. No primeiro capítulo, de forma geral, são abordados aspectos sobre vulnerabilidade social, risco pessoal e social, violação de direitos, violência e o SUAS. Adiante, nos capítulos 4 e 5, os temas são abordados por tipo de proteção social (básica e especial) e, por último, discute-se sobre o trabalho em rede (capítulo 6: Rede de atenção e prevenção à violência: abordagens interdisciplinares, intra e intersetorial).

Os temas são muito relevantes para as (os) trabalhadoras (es) do SUAS, uma vez que a complexidade de seu trabalho no que diz respeito aos riscos, vulnerabilidades sociais e violação de direitos vividas pelos usuários dos serviços socioassistenciais, exigem um corpo de conhecimento, competências e saberes que necessitam estar em aprimoramento constante. Nem sempre as equipes estão preparadas para lidar com estes assuntos e situações, não possuem apoio de formação profissional nesta área e principalmente supervisão técnica especializada, fundamental para se discutir o andamento das ações enquanto equipe e/ou serviço.

O trabalho em rede é fundamental para a construção de planos de atendimentos pautados na superação da violação de direitos, desde que ele seja pactuável entre os diversos serviços públicos, e que cada equipe se responsabilize. Neste aspecto, nós terapeutas ocupacionais, apresentamos facilidade na gestão de conflitos entre os saberes da rede de atenção aos usuários, e compreendemos a necessidade do atendimento conjunto, muitas vezes fora do âmbito ou das paredes institucionais, avançando no atendimento territorial, premissa fundamental das ações no SUAS.

Conheça o documento na íntegra por meio do Link

http://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2019/03/2.-Caderno_Curso-de-Prote%C3%A7%C3%A3o-social-no-SUAS-a-indiv%C3%ADduos-e-fam%C3%ADlias-em-situa%C3%A7%C3%A3o-de-viol%C3%AAncia-e-outras-viola%C3%A7%C3%B5es-de-direitos.pdf

Texto escrito por: Larissa Mazzotti Santamaria

Comentários