CHAMADA PÚBLICA PARA NÚMERO ESPECIAL SOBRE TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL NOS CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL (CadBTO)



Descrição da imagem: Num fundo cor de laranja, na parte superior vê-se "Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Suplemento Especial". Abaixo, ao lado esquerdo há um autofalante sinalizando a chamada pública de artigos. Em seguida, com um fundo verde escuro, à lateral direita, informa-se o tema "Terapia Ocupacional Social". Na parte inferior se vê "Link para maiores informações: https://tinyurl.com/tosocialcadbto ou QR Code".

Até o dia 30 de junho de 2022, o periódico “Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional” encontra-se com uma chamada aberta para submissões de pesquisas originais, revisões de literatura, estudos de caso, relatos de experiência e ensaios reflexivos, que visem estabelecer e/ou aprofundar o diálogo sobre os avanços das pesquisas e das práticas em terapia ocupacional social.

Desde o final da década de 1970, a terapia ocupacional social tem informado a prática profissional de terapeutas ocupacionais implicados com os impactos da questão social para a vida de indivíduos, famílias, grupos e comunidades, notadamente atuantes nos setores da educação, assistência social, cultura e justiça. É histórica a atuação junto às infâncias e às juventudes pobres, à população migrante, à população dissidente de gêneros e sexualidades, aos povos e às comunidades tradicionais nos territórios e comunidades, dentre outras.

A pandemia de CoVid-19 agudizou as expressões da questão social e atingiu de maneira mais severa grupos populacionais alijados de inúmeros direitos relativos aos aspectos básicos da vida. Os efeitos danosos e desestruturantes da crise atual sobre o cotidiano destas populações têm exigido não só inventividade de terapeutas ocupacionais que atuam no campo social, como a reafirmação do compromisso técnico, ético e político da ação profissional.

Dessa maneira, convidamos autores - profissionais, docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação – de todos os países a enviarem seus manuscritos.

Para os profissionais que se encontram inseridos nos equipamentos socioassistenciais e se apoiam no referencial teórico-metodológico da Terapia Ocupacional Social, esta pode ser uma oportunidade para o compartilhamento de relatos de experiências. Além disso, após a publicação dos artigos, o Suplemento Especial pode ser uma importante fonte de referências para subsidiar as práticas cotidianas no SUAS.

Para maiores informações, acesse o QR Code da imagem ou o link: https://tinyurl.com/tosocialcadbto

As submissões devem seguir as normas dos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional e serem realizadas diretamente no sistema informando se referir à chamada “Terapia Ocupacional Social”: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/login

Texto escrito pelas editoras convidadas para este Suplemento Especial:

Giovanna Bardi (UFES)

Beatriz Prado Pereira (UFPB)

Rosângela Gomes da Mota de Souza (UFMG)

Iara Falleiros Braga (UFPB)

Marina Leandrini de Oliveira (UFSCar)

Gabriela Pereira Vasters (Unifesp)


Comentários