Evento “TO.noSUAS – Diálogos Contemporâneos”: convidadas/os e palestrantes

 


Descrição da imagem: Num fundo verde escuro, se vê os dizeres "TO.noSUAS – Diálogos Contemporâneos" na parte superior esquerda, em laranja e branco. Na parte superior direita, se vê o desenho de uma mandala laranja. Abaixo, há os dizeres "Programação do Evento", com o desenho de um calendário e a data 30/05, às 18h, sinalizando a mesa de abertura com a Profa. Dra Marina Leandrini e com as representações do COFFITO, CREFITO 3, ABRATO e RENETO. Após, às 19h15, há a os dizeres sobre a mesa redonda, com a presença do Prof. Waldez Bezerra e da terapeuta ocupacional Iara Flávia Guimarães. No lado direito, há a data 31/05, às 18h, com rodas de conversa s com apresentações de trabalhos. Na borda inferior há a logo das instituições envolvidas na organização: Metuia, Metuia-UFES, UFES, Unifesp, Mestrado Profissional FMUSP, COMEC e UFSCar.


Nos dias 30 e 31 de maio de 2022, das 18h00 às 20h30, acontecerá o primeiro evento da Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com vistas a divulgar e fortalecer a atuação da categoria profissional neste setor.

No primeiro dia, às 18h00, a mesa de abertura será composta pela terapeuta ocupacional Marina Leandrini de Oliveira e por representações do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3º Região (CREFITO 3), Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO).

Marina Leandrini de Oliveira é terapeuta ocupacional e professora com vivências de ensino (supervisão de estágio), extensão universitária e pesquisas relacionadas ao SUAS. Desenvolveu o estudo “Qual é a SUAS? A terapia ocupacional e o Sistema Único de Assistência Social” e participa, como organizadora e membro, da Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS. Também é membro da Rede Metuia – Terapia Ocupacional Social. Em sua fala, abordará o cenário da inserção de terapeutas ocupacionais no SUAS.

Ainda no primeiro dia, às 19h15, haverá uma mesa redonda composta por dois terapeutas ocupacionais, Waldez Bezerra e Iara Flávia Guimarães.

Waldez Bezerra é professor do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Membro do Núcleo UFPB/Uncisal da Rede Metuia – Terapia Ocupacional Social. Mestre e doutorando em Serviço Social pela UFAL, onde desenvolve pesquisa investigando as atribuições e competências profissionais no trabalho em equipe no SUAS. Para além da pesquisa, sua relação com o SUAS também se deu via projeto de extensão, onde atuou com jovens acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de um CRAS em Maceió. Em sua fala, abordará a relação entre a terapia ocupacional e a questão social no Brasil, bem como os compromissos da categoria com um projeto profissional societário para a atuação no SUAS.

Iara Flávia Guimarães é terapeuta ocupacional, trabalhadora do SUAS, organizadora da cartilha "O Que Veem Os Olhos do SUAS - um convite para que nossas lutas sejam também SUAS” e atual diretora da Proteção Social Especial na cidade de Franca, em São Paulo. Em sua fala abordará a gestão no SUAS, desafios da sociedade contemporânea e a inserção de terapeutas ocupacionais.

No segundo dia, o evento contará com rodas de conversas com apresentações de trabalhos. As proposições podem ser enviadas até o dia 14/04/2022, por meio deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScr68DpU9Lp3LzTvD_SsTQd6WJSvYeYZFk9Z3AyXZiaoaxiKw/viewform, seguindo as orientações disponibilizadas em: https://drive.google.com/file/d/1Ht3-bekHF51bjSfnJgV6KgRh8IklvHoF/view

Aguardamos vocês!


Comentários