A EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DO RECURSO EMERGENCIAL DO SUAS PORTARIA Nº 369, DE 29 DE ABRIL DE 2020 NA APAE DE IVOTI-RS

 


Descrição de imagem: Fundo da imagem é uma folha de papel quadriculado. Acima, na lateral esquerda, imagem com três livros nas cores amarelo, verde e laranja seguido por uma luminária na cor preta. Na parte superior centralizada, a frase nas cores verde, laranja e branco: "Resumo dos trabalhos apresentados no evento TO.no SUAS Diálogos Contemporâneos". Na parte inferior centralizado o título:" A experiência de gestão do recurso emergencial do SUAS Portaria nº 369 de 29 de abril de 2020 na APAE de Ivoti-RS" #Pratodosverem


Olá pessoal!
Hoje iremos compartilhar mais um texto de um trabalho que foi apresentado no Evento TO.no SUAS: Diálogos Contemporâneos. Seguimos com a experiência de gestão do recurso emergencial do SUAS - Portaria nº 369 de 29 de abril de 2020 na APAE de Ivoti - Rio Grande do Sul.

A-      INTRODUÇÃO
O RECURSO EMERGENCIAL disponibilizado pelo Ministério da Cidadania, através da PORTARIA Nº 369, DE 29 DE ABRIL DE 2020, teve como finalidade ampliar a capacidade do SUAS em responder aos riscos decorrentes da COVID-19, incluindo em seu Art.2º  a aquisição de alimentos, em especial os ricos em proteínas, para pessoas com deficiência ,idosos e suas famílias, no âmbito dos serviços de Proteção Social Especial. A APAE de Ivoti ao realizar uma oferta consistente em relação à pandemia, além de estruturar seu plano de contingência, organizado por um comitê institucional e mesmo interinstitucional em parceria com os diversos equipamentos da cidade e articulado intersetorialmente, garantiu a proteção de seus  usuários e trabalhadores e ofereceu ,durante 2020 e 2021, orientações constantes às famílias  em relação aos cuidados em saúde, seja na atenção direta, como no acompanhamento remoto de acordo com as necessidades particulares dos atendidos e suas famílias/cuidadores. A partir do levantamento das condições socio econômicas das famílias, foram apontados como beneficiários diretos 53 pessoas (PCDs) e aproximadamente 150 pessoas de forma indireta (familiares dos beneficiários) no período de 6 meses, em função dos prazos de disponibilização do recurso e prestação de contas. O projeto desenvolvido para a aplicação do referido recurso emergencial teve como objetivos: Ampliar a oferta de cuidados às pessoas com deficiência e respectivas famílias atendidas pela APAE-IVOTI; Oportunizar aos atores envolvidos com a questão da deficiência e comunidade o acesso à informação qualificada a respeito da COVID-19; Apoiar a criação/ partilha de uma cultura de ações sustentáveis no município de Ivoti, como lógica de favorecimento da saúde e de valorização do patrimônio econômico da cidade.

 B - AS AÇÕES FORAM ANCORADAS EM 3 EIXOS.

 1) Segurança Alimentar: Como apoio à tomada de decisões sobre a utilização de alimentos como elemento preventivo, como barreira ao aparecimento de doenças, bem como aumento da imunidade dos beneficiários. Estratégias: oficinas culinárias (processamento e reaproveitamento de alimentos, aquisição dos alimentos da agricultura familiar, orientação sobre higienização e segurança alimentar, dentre outros temas que foram também tratados e a distribuição de cartilha de receitas elaborada com esse fim).
  2) Comunicação: a tomada de decisão adequada sobre o cuidado deve estar baseada em informações adequadas e fidedignas. 
Estratégias: informes sobre a COVID e o acesso aos benefícios disponíveis no período, com ampla distribuição de material e articulação juntamente com a rede intersetorial e comunitária (associações de moradores, representações de manifestações religiosas, secretarias municipais e seus equipamentos, sindicatos).
 3) Sustentabilidade: A instituição desenvolve projetos de educação ambiental e produção de mudas (PANCs).
Estratégias: fortalecimento de aspectos do trabalho coletivo; elaborarão de vídeo aulas para os beneficiários e comunidade envolvida, com orientações sobre o cultivo de plantas, chás; manutenção do banco de mudas.

C- REFLEXÕES

A gestão do referido recurso emergencial foi para além da simples distribuição de alimentos, mas focado no cuidado em saúde de todos os atores da comunidade interna da instituição, promoveu um processo educativo coletivo (trabalhadores, beneficiários, famílias e comunidade), focando nas ocupações  da vida diária e instrumentais de vida diária, oportunizando também o fortalecimentos dos vínculos instituição/famílias, envolvendo todos os trabalhadores da instituição, onde pudemos observar uma valorização de seus papéis ocupacionais.

Resumo de trabalho escrito e apresentado no evento "TO.noSUAS: Diálogos Contemporâneos" por: 

Ana Lúcia Soares- Apae de Ivoti- anato10soares@gmail.com

Marilene Lemes- Apae de Ivoti- marilene.lemes@gmail.com

Marliese Cristine Simador Godoflite- Apae de Ivoti- fonomarliese@gmail.com


Comentários