A atuação de terapeutas ocupacionais na medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade
Fonte: Acervo do COMEC
O
terapeuta
ocupacional compõe a equipe de referência multidisciplinar do serviço e atua
diretamente no atendimento deste público em consonância com os demais
profissionais das áreas da psicologia, do serviço social e das ciências sociais
que agregam diferentes olhares ao trabalho e se complementam com atuação
transdisciplinar, com o intuito de ofertar ao adolescente e sua família
possibilidades de compreensão de suas demandas. Através da elaboração do Plano
Individual de Atendimento (PIA) com o adolescente/jovem e sua família, o
terapeuta ocupacional constrói estratégias de intervenções para trabalhar as
demandas identificadas, tais como: o fortalecimento dos vínculos familiares, a garantia
de direitos, a aproximação com os serviços da rede intersetorial, dentre
outras, e sobretudo, o afastamento da prática de atos infracionais.
A escuta qualificada, o
investimento no vínculo, a abordagem humanizada e respeitosa na perspectiva da
garantia de direitos, são aspectos mediadores desta prática. O terapeuta ocupacional,
na função de orientador de medida socioeducativa, busca construir com o
adolescente/jovem o Plano Individual de Atendimento (PIA), com atenção para os
aspectos da vida cotidiana nas áreas: escolar, profissional, da saúde, das
relações familiares, dentre outras, com a finalidade de auxiliar na sua organização
e pensar projetos de vida distantes do universo infracional. O saber sobre o
cotidiano, como objeto de estudo da Terapia Ocupacional, traz contribuições que
enriquecem o PIA do adolescente, bem como a possibilidade de reflexões acerca
de suas experiências. Neste sentido, promove atendimentos individuais, grupais, domiciliares e ações em
rede que irão favorecer o acompanhamento técnico.
A metodologia grupal
possibilita que o adolescente/jovem identifique demandas no seu território,
escolha o espaço público o qual deseja desenvolver a prestação de serviços à
comunidade e a atividade a ser realizada. Todo o processo é construído
coletivamente, de forma que o terapeuta ocupacional seja facilitador desta
ação, possibilitando a apreensão de novas técnicas das atividades, bem como a
viabilização de reflexões acerca das ações, sobretudo no que se refere aos
sentidos atribuídos pelo grupo. Apoia-se
na perspectiva de se oferecer um espaço ao adolescente/jovem no qual ele possa
trazer sua história, sentir confiança e valorizar seu potencial, e ainda,
permite sua contribuição no grupo e viabiliza a responsabilização por meio da
efetivação da PSC.
O conhecimento da terapia
ocupacional sobre a potência do grupo colabora com a percepção do
adolescente/jovem sobre a possibilidade de transformação de si mesmo e do meio
em que vive. Inspirado em GALHEIGO (2012), o trabalho da terapia
ocupacional na área social busca alcançar a reflexão crítica e as transformações
dos processos sociais.
Durante o processo grupal,
é possível notar o desenvolvimento de habilidades, a ampliação de repertório, a
troca de experiências, o exercício da empatia, a tomada de decisões, a
experimentação de diferentes papéis, além de outros elementos que contribuem
para o crescimento do adolescente/jovem. Neste contexto, tal transformação pode
ser ampliada para a família e para o território, que muitas vezes o estigmatiza
pelo ato infracional. Por meio das articulações com a rede intersetorial,
ressignificar a relação com a escola e/ou refletir sobre as formas de trabalho,
são ferramentas para o terapeuta ocupacional pensar as ações e vislumbrar a
construção de novos caminhos com os adolescentes e jovens.
Referências bibliográficas:
COMEC:
Uma Trajetória de Trabalho com Adolescentes/COMEC – Centro de Orientação ao
Adolescente de Campinas. Santa Bárbara d´Oeste: Gráfica Mundo, 2018.
GALHEIGO, S. M. Perspectiva crítica y compleja
de terapia ocupacional: actividad, cotidiano, diversidad, justicia social y
compromiso ético-político. TOG
(A CORUÑA), v. 5, p.
176-187, 2012. Disponível em: http://www.revistatog.com/mono/num5/compromiso.pdf. Acesso em 24 jul. 2022.
Acesse a postagem anterior sobre a medida
socioeducativa de PSC no COMEC:
https://to-nosuas.blogspot.com/2021/09/medida-socioeducativa-de-prestacao-de.html
Texto escrito por:
Adilaine Juliana Scarano Vedovello, terapeuta ocupacional e
coordenadora técnica do programa de Prestação de Serviços à Comunidade no
COMEC.
Tâmara Yamagute Rosa, terapeuta ocupacional no programa de
Prestação de Serviços à Comunidade no COMEC.
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