Conhecendo a Rede Metuia – Terapia Ocupacional Social: um pouco do METUIA/UFSCar
A Rede Metuia – Terapia Ocupacional Social
é a atual denominação do Projeto Metuia, criado em 1998 por docentes de três
universidades brasileiras: Universidade de São Paulo (USP), Universidade
Federal de São Carlos (UFSCar) e Pontifícia Universidade Católica de Campinas
(PUC-Campinas).
A criação do Projeto Metuia foi
impulsionada pela perspectiva de propor uma atuação profissional voltada
especificamente para as demandas sociais, pautada pela garantia dos direitos
das populações com as quais trabalha e pela indissociabilidade entre a ação
técnica, ética e política. Assim, o Projeto Metuia se constituiu como um grupo
interinstitucional de estudos, formação e ações pela cidadania de grupos em
situação de vulnerabilidade social e processos de ruptura das redes sociais de
suporte (Denise Dias BARROS; Maria Isabel Garcez GHIRARDI; Roseli Esquerdo
LOPES, 2002), tendo como proposta o desenvolvimento de projetos no âmbito do
ensino, da pesquisa e da extensão em terapia ocupacional social e em sua
interconexão com diferentes setores (Roseli Esquerdo LOPES; Ana Paula Serrata MALFITANO,
2016).
Inicialmente o Projeto Metuia esteve
estruturado em dois núcleos, um que congregava a USP e a UFSCar e outro
vinculado à PUC-Camp. Posteriormente foram criados outros núcleos em diferentes
universidades do país, estando em funcionamento, no momento atual, seis deles
nas seguintes instituições de ensino superior: USP, UFSCar, Universidade
Federal de São Paulo (UNIFESP – Baixada Santista), Universidade Federal do
Espírito Santo (UFES), Universidade de Brasília (UnB) e o que integra a
Universidade Federal da Paraíba (UFPb) e a Universidade Estadual de Ciências da
Saúde (UNCISAL). Em 2019, passou-se à denominação Rede Metuia – Terapia
Ocupacional Social.
Em 2004 o núcleo USP/UFSCar foi desmembrado
e estruturou-se o METUIA/UFSCar, que integrou o Programa de Extensão METUIA –
Terapia Ocupacional Social, existente desde 2001 junto à Pró-Reitoria de
Extensão da UFSCar, e o Laboratório METUIA do Departamento de Terapia
Ocupacional e atualmente também do Programa de Pós-Graduação em Terapia
Ocupacional da UFSCar, tendo início o desenvolvimento de projetos de pesquisa e
extensão, articulados ao ensino prático em terapia ocupacional social, voltados
especificamente para as questões da juventude popular urbana (LOPES; MALFITANO,
2016).
Desde
então, no âmbito da pesquisa, foram – e são – realizados diversos projetos que
lidaram com problemas importantes vivenciados por essa camada da população
brasileira.
No que tange à formação, particularmente a
prática, o METUIA/UFSCar tem proposto uma série de ações de extensão universitária,
levando em consideração a escassez de experiências direcionadas para a
construção de espaços de participação democrática e ampliação das redes de
sociabilidade e possibilidades da juventude pobre (LOPES; MALFITANO, 2016).
Tais experiências destacam-se por se constituírem também como espaços para
formação profissional, bem como campo para a criação de recursos e metodologias
próprias da terapia ocupacional social para o trabalho com este público, em diversos
equipamentos sociais dos diferentes setores das políticas sociais, dentre os
quais pode-se citar a Assistência Social.
Algumas das produções resultantes desse trabalho, bem como notícias e mais informações sobre o METUIA/UFSCar podem ser acessadas em nosso site: http://www.metuia.ufscar.br/
Referências
Barros, Denise Dias; Ghirardi, Maria Isabel Garcez; Lopes, Roseli Esquerdo. Terapia ocupacional social. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v.13, n.3, 2002, p. 95-103.
LOPES,
Roseli Esquerdo; MALFITANO, Ana Paula Serrata. Terapia ocupacional social:
desenhos teóricos e contornos práticos. In: Roseli Esquerdo Lopes, Ana Paula
Serrata Malfitano. (Org.). Terapia Ocupacional Social: desenhos teóricos e
contornos práticos. São Carlos: EDUFSCar, 2016, p. 17-28.
Texto
escrito por: Lívia Celegati Pan, Professora Assistente
do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar.
Comentários
Postar um comentário