A contribuição da Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS para a formação estudantil

 

Descrição de imagem: Fundo da imagem é uma folha de papel quadriculado. Acima, na lateral esquerda, imagem com três livros nas cores amarelo, verde e laranja seguido por uma uminária na cor preta. Na parte superior centralizada, a frase nas cores verde e laranja: "A contribuição da Comunidade de Práticas em Terapia no SUAS para a formação estudantil". Na parte inferior à direita, uma imagem representando uma pessoa escrevendo dentro de uma tela de  computador. #Pratodosverem

A resolução n°7/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, vinculada à formação de estudantes de cursos superiores e pós-graduação. As atividades de extensão visam integrar a matriz curricular de forma interdisciplinar, promovendo a interação de processos políticos, culturais, científicos e tecnológicos entre instituições de ensino superior e a sociedade. Essa prática possibilita a produção e aplicação de conhecimento articulados ao ensino e à pesquisa.

A participação em um projeto de extensão pode promover a multidisciplinaridade, aproximando o futuro profissional do mundo concreto, exercitando o diálogo, a ética e a autonomia. Atualmente, a Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS, conta com a colaboração de seis extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação em Terapia Ocupacional, vinculadas a três universidades federais, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), oportunizando uma grande troca de conhecimento entre profissionais, docentes e estudantes. Em conjunto, essa equipe tem conseguido realizar reuniões organizacionais, produções científicas para eventos e a socialização de práticas e conhecimentos a partir de encontros virtuais, publicações no blog e Instagram.

Veja a seguir um breve relato individual desta experiência:

 

Esther – estudante de graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Entrei no projeto com o intuito de me aproximar mais das temáticas que envolvem a terapia ocupacional social e, dentre elas, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em pouco tempo de ingresso, já aprendi muito com o grupo, que é muito colaborativo. Hoje, faço parte da “equipe” de produção e divulgação, onde colaboro com as artes para as postagens no blog e no instagram. Com gratidão, colho o ensejo de fazer parte da Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS, que além de agregar no meu conhecimento acadêmico acerca do SUAS e da atuação da terapia ocupacional nele, me possibilita caminhar junto com profissionais muito competentes e docentes que são parâmetro para muitos discentes.

 

Flávia – estudante de pós-graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Entrei na Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS como uma forma de me aproximar do campo teórico-prático com o qual eu pretendo atuar. Pertencer ao grupo oportunizou várias aproximações, tensionamentos e reflexões para com as demandas e potencialidades contemporâneas da Terapia Ocupacional no SUAS. Iniciei como relatora dos encontros promovidos e, hoje, continuo nessa função, estendendo-se para o grupo de “Produção e divulgação de conhecimentos da T.O no SUAS”. Cada história compartilhada, seja pelos profissionais do SUAS, docentes ou por minhas colegas discentes, ressoa como uma fonte inesgotável de aprendizado. Sinto-me acolhida por fazer parte da comunidade, pois visualizo um trabalho dinâmico, flexível e coletivo. Hoje percebo que estou em um movimento que anseia pelo conhecimento diverso da T.O. no SUAS, sem dúvidas devido a esse grupo. Cada encontro vivenciado, ainda que de forma remota, ativa desejos fortes de estar e lutar no/com e pelo campo. A Comunidade de Práticas de Terapia Ocupacional no SUAS tem ajudado no meu encontro com o campo profissional. Por isso e por tudo eu sou imensamente grata.

 

Helena – estudante de graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mesmo inseridas no mesmo projeto, acredito que nossas experiências estejam sendo subjetivas considerando diversos fatores pessoais e contextuais. No meu caso, o primeiro contato com o Sistema Único de Assistência Social no âmbito universitário foi no segundo período do curso, no componente curricular “Políticas de Saúde", e mesmo começando a conhecer a complexidade da regulamentação e prática, não imaginava o quão ampla a atuação pode realmente ser.

Hoje percebo que a quantidade de conteúdo a serem aprendidos na graduação podem acabar limitando a profundidade da aprendizagem, e que é na prática que exerço e aprimoro as minhas habilidades profissionais. A experiência de compor a Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS tem enriquecido o meu olhar e contribuído com as minhas proposições em campos de estágio da área social, além de ter oportunizado conhecer profissionais de referência muito dispostas a fazer e compartilhar.

 

Laís – estudante de graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Tive a sorte e o privilégio de acompanhar o início de tudo, desde as reuniões da Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS, o interesse das participantes em contribuir e gerar mais conteúdos e discussões para a Terapia Ocupacional na Assistência Social, o planejamento e o início do Blog até os dias atuais.

O meu primeiro contato com o Sistema Único de Assistência Social foi através do curso de T.O., onde sempre ficou muito claro a luta para que a nossa profissão fosse reconhecida nesse âmbito. Então, poder fazer parte desse projeto, da Comunidade de Práticas, além de mostrar que essa luta continua, tem me mostrado o quanto podemos avançar, e o quanto a profissão tem a acrescentar dentro do SUAS.

Ver o Blog e o Instagram em funcionamento são exemplos do quanto a Comunidade de Práticas e a equipe tem contribuído com a T.O. no SUAS.

 

Lalesca – estudante de graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Espírito Santo

Fazer parte de uma Comunidade de Práticas atravessa a formação de muitas maneiras e com muita potência. O contato com outros profissionais, com discussões no tocante a prática profissional, os desafios e potencialidades da atuação, assim como a complexidade e extensão do campo social na terapia ocupacional.

Como discentes, isso nos conecta com a prática para além das atividades realizadas na extensão e atuação profissional, mas com o contexto da categoria nos equipamentos de assistência social no Brasil. Com as dificuldades de integrar uma política que tem sido precarizada e desmontada, com o desbravamento do campo e a luta por espaço em muitos estados. Além disso, nos conecta com futuros colegas da profissão que estão igualmente dispostos a discutir e produzir conhecimento quanto ao campo social.

Ademais, o uso de novos meios, como as reuniões online a distância e o blog são ferramentas novas, úteis e potentes para a construção de redes e pontes, que conectam os terapeutas ocupacionais do campo social. A experiência deste uso é enriquecedora, somando ao efeito transformador de fazer parte de uma Comunidade de Práticas

 

Tayane – estudante de graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Antes de compor a Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS não tinha dimensão da complexidade que é o Sistema Único de Assistência Social. Apenas depois de fazer parte do projeto que me aproximei da política, da possibilidade de dialogar com profissionais que estão em campo e de conhecer profissionais que são referência para a área, o que tem ampliado minha visão sobre a profissão e as inúmeras possibilidades de se fazer a terapia ocupacional, contribuindo para que nós discentes nos tornemos profissionais mais críticos. A experiência de ter a oportunidade de contribuir para o blog e divulgar conteúdos que ajudam profissionais e estudantes a terem mais contato sobre a teoria e a prática da T.O. no SUAS tem sido única e colaborado para a minha formação acadêmica. 



Referências 

BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 12 nov. 2021.

 

 

DE BRITO E SILVA, Ana Lucia et al. Importância da Extensão Universitária na Formação Profissional: Projeto Canudos. Revista de Enfermagem UFPE on line, [S.l.], v. 13, out. 2019. ISSN 1981-8963. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/242189>. Acesso em: 19 nov. 2021. doi:https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.242189.


Comentários